Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Como fica meu imposto de renda?

Mudança para o exterior e a dupla tributação

Publicado por Vanessa Lopes Gama
há 4 anos

Com a mudança de país é importante ficar atento aos calendários anuais e as tributações fiscais para não cair na "malha fina".

Se você aufere rendimentos no Brasil, possui aplicações financeiras ou é proprietário de imóveis, mesmo declarando a saída definitiva do país, ainda é necessário declarar anualmente o seu imposto de renda como não residente junto à Receita Federal.

Da mesma forma, se você possui residência fiscal em Portugal e aufere rendimentos no país, deve declarar o IRS, com base na tabela de rendimentos coletáveis anuais e taxa progressiva. Assim como no Brasil que a declaração de imposto de renda é entregue online à Receita Federal, a declaração de rendimentos de pessoas singulares (IRS) em Portugal é mais simples e deve ser entregue no Portal das Finanças, também deverá ser declarado o seu patrimônio do exterior.

Vale observar que Portugal possui um regime fiscal de não residente habitual e para ser beneficiário do mesmo é preciso preencher requisitos para auferir o incentivo fiscal.

Considerando os laços especiais existentes entre Brasil e Portugal há uma convenção para evitar a dupla tributação e evasão fiscal em matéria de impostos sobre rendimentos.

Logo, certifique-se se você não paga imposto duas vezes sobre o mesmo rendimento. E se não concordar com o montante poderá apresentar reclamação.

Ainda tens alguma dúvida? 👇

@brasilportugaladvocacia

📧brasilportugaladv@gmail.com

☎️whatsapp: (+351) 93809-7322

  • Sobre o autor ⚖ Direito Internacional Privado, Imigração
  • Publicações12
  • Seguidores5
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações52
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/como-fica-meu-imposto-de-renda/925633571

Informações relacionadas

Consultor Jurídico
Notíciashá 10 anos

Julgamento histórico do STJ sobre dupla tributação

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)